• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

06/11/2018 12:11

Novo colegiado do Consea tomou posse nessa quinta

O Plano Nacional para Alimentação Saudável, iniciativa do Governo Federal, que prevê incentivos à produção de alimentos saudáveis, tendo em vista o combate ao sobrepeso, obesidade e doenças decorrentes da má alimentação, terá destaque na nova gestão do Conselho de Segurança Alimentar (Consea/Ba). O anúncio foi feito na manhã dessa quinta-feira (14), pelo presidente eleito José Moacir dos Santos, durante a posse dos conselheiros, no auditório do Hotel Golden Park, em Salvador. “Com os avanços sociais, o Brasil saiu do Mapa da Fome, mas continuamos com uma grande preocupação maior em promover o acesso à alimentação saudável para a população”, afirmou o presidente do Consea.

A cerimônia de posse foi presidida pelo Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, que falou sobre o ativismo do Consea na elaboração de diretrizes e prioridades para a Política de Segurança Alimentar na Bahia. “Este conselho tem uma simbologia que vai para além da segurança alimentar, cuja filosofia compreende uma nova visão de mundo, uma ideia alternativa de sociedade, com contribuições reais para a agroecologia, sustentabilidade e avanços para uma alimentação saudável”, declarou.

O secretário estadual da Casa Civil e conselheiro do Consea/Ba, Bruno Dauster, reafirmou as conquistas dos governos federal e da Bahia na área de segurança alimentar e nutricional. “Este Conselho representa os avanços que obtivemos ao longo dos últimos anos, com a significativa redução da pobreza e o constante combate à desigualdade. Trabalhamos em prol de garantir o direito à cidadania e do respeito ao indivíduo. Este conselho é marca dessa luta”.

Planejamento – Durante a plenária, que segue até essa sexta-feira (15), também será feito o planejamento das ações para o biênio 2016/2018. Em seu discurso de posse, José Moacir falou sobre os temas que farão parte da agenda para esse período de vigência do novo colegiado. “Vamos dar continuidade ao trabalho com ênfase também para os temas que sempre tiveram destaque, a exemplo do acesso à água, regularização de terras, políticas de apoio à agricultura familiar como, Assistência Técnica e Rural (Ater), Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Escolar (PNAE)”.

Outra questão pontuada pelo presidente do Consea foi o fortalecimento da agricultura periurbana, que será implementada por meio dos quintais produtivos, terrenos públicos baldios e quintais de casa. A inciativa visa beneficiar a população em situação de rua. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.