06/11/2018 12:11

Alimentação Saudável é tema de seminário em Salvador

Integrando as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado no domingo (16), o Governo da Bahia realizou nesta terça-feira (18), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia, o Seminário Alimentação Saudável e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) na Bahia. O evento foi organizado pela Casa Civil do Estado, por meio do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a participação dos movimentos sociais e do Governo Estadual, nos últimos anos, foi fundamental na construção das políticas de segurança alimentar e nutricional e por uma alimentação saudável. “Esse debate sobre alimentação saudável não é apenas sobre o alimento pelo alimento, mas esta é uma discussão sobre um modelo de desenvolvimento e de sociedade, que precisa de um alinhamento entre o rural e o urbano”.

Rodrigues observou ainda os desafios que ainda existem e precisam ser superados para que a alimentação saudável seja uma realidade na mesa de todos como a realização de feiras agroecológicas permanentes, ampliação da escala de produção, elevação da quantidade de compras dos programas nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), a inserção desse tema no currículo escolar, um diálogo com as novas gestões das prefeituras baianas, com elaboração de conteúdos e proposições visando a ampliação da produção e acesso da sociedade à alimentação saudável.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, destacou as conquistas alcançadas pelo estado da Bahia no que tange a segurança alimentar e afirmou a relevância do contato direto com as organizações da sociedade Civil. “Um espaço como esse é de fundamental importância, pois, através do diálogo, temos a garantia da execução de significativas e específicas ações no combate à fome e no fomento a agricultura familiar, que é tão importante para garantir a segurança alimentar e nutricional de mais baianos e baianas”, afirmou Dauster.

Agricultura familiar e alimentos saudáveis

De acordo com o presidente da Associação Certificadora dos Produtores Orgânicos do Estado da Bahia (ACPOBA) e técnico em Agropecuária, Edilson Santos Silva, a realização do seminário é um grande marco para a alimentação limpa, pois as crianças já nascem com 12 miligramas de agroquímicos no organismo. “Se dermos alimentos limpos desde a infância, na pré-escola, essa criança quando chegar aos 20 anos, tem a possibilidade de diluir esses 12 miligramas em torno de 60% e se a alimentação for 100% orgânica, pode diluir 90% dessas substâncias, por isso a necessidade de sensibilizar os agricultores para produzir sem nenhum tipo de agroquímicos que inclui pesticida, herbicida, agrotóxicos e adubos químicos, que causam doenças, desde a infância, como obesidade, diabetes e hipertensão”.

Para o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia (Consea/BA), Moacir Santos, “esse evento é a oportunidade de discutirmos sobre a base estruturante da produção da agricultura familiar como a questão da água e regularização do solo, para que os agricultores tenham a segurança da terra, com o reordenamento agrário e reforma agrária para produzir, além de ser o momento de refletir sobre a produção de alimentos em detrimento a outras atividades”.

Durante o evento foi realizada uma Feira Agroecológica e debatidos temas como as Estratégias Integradoras para a Estruturação de Redes Territoriais de Produção, Abastecimento e Consumo de Alimentos Saudáveis: ações e desafios para o Governo da Bahia.