06/11/2018 11:11

Concluída perfuração de túnel sob a Paralela

Aguardada com muita expectativa pelos engenheiros e operários envolvidos nas obras de implantação da Linha Azul, a perfuração de um túnel sob a Avenida Paralela foi concluída na manhã desta quinta-feira (10).

Com quase 150 metros de extensão, o túnel integra o sistema que permitirá a ligação direta entre o bairro de Patamares e a Avenida Gal Costa, desafogando o trânsito na região da Avenida São Rafael, onde estão localizados diversos empreendimentos comerciais e habitacionais, além de um grande hospital. O tempo de deslocamento para quem trafega em direção ao subúrbio e à BR-324 será reduzido.

As obras de interligação das avenidas Gal Costa e Pinto de Aguiar contemplam a construção de um mergulho já concluído nesta avenida e dois túneis duplos, sendo que os trabalhos de perfuração já foram concluídos em um dos eixos, que funcionará no sentido Orla Marítima x Subúrbio Ferroviário.

Além disso, vias de superfície que complementam o trecho de aproximadamente dois quilômetros já começaram a ser pavimentadas. A expectativa é que ainda no primeiro semestre do próximo ano seja concluído mais esta etapa da Linha Azul, intervenção do Governo do Estado iniciada com a duplicação da Pinto de Aguiar.

De acordo com o diretor de Obra Estruturantes da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Sérgio Silva, os túneis da Linha Azul são um marco importante para a história da engenharia na Bahia, já que totalizarão mais de 1.500 metros, tornando-se o maior complexo de túneis do Nordeste em uma via urbana e um dos maiores do país.

“Conseguimos finalizar esta etapa que envolveu um grande desafio técnico de engenharia, já que estes túneis estão sendo executados numa região de baixíssima cobertura de solo, chegando a menos de 3 metros abaixo do pavimento da Paralela. Tudo isso em uma região de grande circulação de veículos e movimentação de maquinário pesado, em virtude das obras da linha 2 do metrô. E o mais importante, sem interferir na dinâmica da principal avenida da cidade”, destaca Silva.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, comemorou o avanço das obras. “Esse túnel é a concretização da ligação direta da Av. Pinto de Aguiar a Av. Gal Costa. É uma importante etapa das obras da Linha Azul, que ligará, de maneira rápida e segura, o subúrbio e a orla de Salvador, oferecendo mais conforto aos soteropolitanos e diminuindo os focos de engarrafamento”, afirmou Dauster.

No trabalho de implantação dos túneis que interligam a Pinto de Aguiar e a Gal Costa está sendo empregado um alto grau de expertise tecnológica, com a utilização de um método de perfuração de sucesso mundial, altamente utilizado nos países de primeiro mundo, chamado NATM - New Austrian Tunneling Method.