06/11/2018 11:11

Governo realiza audiência pública sobre o VLT nesta sexta-feira

Será realizada nesta sexta-feira (20), às 17h30, a audiência pública sobre a Parceria Público-Privada (PPP) para concessão da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Aberto ao público, o evento acontece no Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 420, no bairro de Paripe, em Salvador. De caráter consultivo, a audiência pública tem como objetivo apresentar o VLT, esclarecer dúvidas e recolher sugestões da sociedade para agregar ao projeto do modal.

O ato será comandando pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, em conjunto com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com o diretor-presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB). O processo licitatório ocorrerá na modalidade de concorrência pública, que selecionará a melhor proposta de contrato para a Parceria Público-Privada de implantação do VLT.

Dauster destaca que a realização da audiência pública é uma ação imprescindível para o processo licitatório. “Precisamos da opinião da sociedade. As pessoas precisam participar de forma ativa do projeto, que irá garantir a elas maior conforto, segurança e agilidade na locomoção”, afirma.

O secretário acrescenta que o VLT vai colaborar para o desenvolvimento de uma região tão importante para Salvador: o Subúrbio Ferroviário. “O investimento, por transformar a mobilidade local, viabilizará a implantação de novos empreendimentos na região, podendo garantir aumento na oferta de emprego. O modal proporcionará a restauração de equipamentos degradados, criação de espaços para prestação de serviços à comunidade, replantio de árvores, etc. Tudo isso assegurando a preservação ambiental".

Sobre o modal

O VLT, que vai substituir o atual Trem do Subúrbio, terá aproximadamente 19 quilômetros de extensão, com 21 paradas, ligando a região do Comércio ao bairro de Paripe. O traçado prevê a implantação do sistema no trecho Comércio - Calçada, além da recuperação, melhoria e modernização da infraestrutura do trecho Calçada –São Luiz/Paripe. De acordo com o projeto atual, não haverá a realização de desapropriações de imóveis para a implantação do VLT. Os proprietários das construções ilegais, feitas em área da via férrea, serão indenizados.

Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, o modal será formado por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e um pátio de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos. O sistema beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia.

Conforme o projeto, o modal futuramente será interligado às linhas 1 e 2 do metrô e ao BRT (Transporte Rápido por Ônibus) nos corredores transversais, que ligarão a orla atlântica à orla da Baía de Todos-os-Santos, proporcionando mais agilidade, qualidade de vida e locomoção aos usuários desse tipo de transporte.