• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias

06/11/2018 11:11

Secretário apresenta projeto do VLT a empresários

Um dos principais investimentos do Governo da Bahia na área de mobilidade, o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) foi tema central de encontro realizado nesta segunda-feira (13), entre o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, e empresários baianos. A reunião aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e foi promovida pelo Conselho de Infraestrutura da instituição. O objetivo do encontro foi, além de apresentar o modal, esclarecer eventuais dúvidas dos empresários sobre a sua execução e investimentos.
Durante a conversa, Dauster apresentou a proposta de construção do equipamento e apresentou o modelo de financiamento, através de Parceria Publico-Privado (PPP), num conceito inovador, nunca antes utilizado no país, baseado na transparência, fazendo a publicização das propostas de financiamento na medida em que elas forem se oficializando. “São dois processos de concorrências públicas: uma para escolha da empresa que vai financiar o projeto, em condições estabelecidas pela Empresa Baiana de Ativos (Bahiainveste); e outra, para a seleção da construtora que vai realizar as obras e comandar os serviços de funcionamento”.
O VLT consiste num investimento total de R$ 1,5, bilhão, e vai substituir o atual Trem do Subúrbio. Ele terá aproximadamente 19 quilômetros de extensão, com 21 paradas, ligando a região do Comércio ao bairro de Paripe (Av São Luiz), num percurso de 40 minutos. A previsão de início das obras é em até 90 dias após a assinatura do contrato, com prazo para conclusão de 24 meses. “As obras estão previstas para sofrerem intervenções em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Calçada, tem 9,4 km; a segunda, entre Calçada e São Luiz, tem 9 km”, explica o secretário.
Dauster destacou a importância de encontros como este, com o viés de esclarecer dúvidas e angariar parcerias entre os setores público e privado. “Estamos fortalecendo e estreitando os diálogos com os empresários para trazer ainda mais investimentos para a Bahia. Acreditamos que esta ação conjunta pode e deve alavancar o desenvolvimento econômico do Estado, trazendo melhorias reais e significativas para a nossa população”, afirma.
Além do VLT, a reunião também pautou a apresentação de grandes projetos do Governo como o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e a ponte Salvador-Itapaica. Em sua fala, Dauster também salientou a importância dos programas Primeiro Emprego e Auxilio Permanência.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.