06/11/2018 11:11

Acordo garante tarifa integrada para passageiros metropolitanos

“Quem sai ganhando com o acordo de integração são os passageiros”, diz secretário estadual da Casa Civil, após nova rodada de negociações nesta terça-feira (26), entre representantes do Governo e da Prefeitura. A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será na próxima sexta-feira (29).

Com o acordo, a partir deste domingo (1), os passageiros dos ônibus metropolitanos já poderão acessar os ônibus urbanos de Salvador, após utilizarem metrô, pagando apenas uma passagem para percorrer todo o trajeto. Com a tarifa única assegurada, a utilização do transporte público será menos custosa para a população.

Conforme promessa do governador Rui Costa, o Estado vai reduzir de forma imediata a alíquota de ICMS em 1% sobre o combustível dos veículos do Sistema de Ônibus da Prefeitura - STCO, em função da Prefeitura aceitar que os passageiros metropolitanos não precisem pagar uma nova tarifa para acessar o STCO.

A partir do próximo domingo (1), o executivo estadual também cortará as linhas metropolitanas que chegam em Salvador pela Avenida Paralela e BR 324, com ponto final nas estações Mussurunga e Pirajá, respectivamente. A modificação garante o acesso do passageiro metropolitano ao metrô e, posteriormente, ao sistema urbano de ônibus de Salvador sem pagar nada a mais.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que acompanha o processo desde o início das negociações, destacou que a maior preocupação do Governo é com a população, buscando garantir mais agilidade e menos custo com transporte público. “Finalmente, depois de muito tempo em discussão, conseguimos avançar e garantir o direito da tarifa integrada ao passageiro metropolitano, que agora pode vir para Salvador e chegar até seu destino final pagando uma única passagem. Mais comodidade e menos gastos”, comemorou.

A reunião foi mediada pelos promotores de justiça, Rita Tourinho e Adriano Assis, e contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, do Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho e dos secretários municipais de Mobilidade, Fábio Mota, e da Casa Civil, Luiz Carrera.