• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias

06/11/2018 11:11

Governo visita obras da Linha Azul e inaugura praça Vila Nova de Pituaçu

O Subúrbio Ferroviário de Salvador está cada vez mais próximo de Patamares. As obras da Avenida Gal Costa, conhecida como Linha Azul, passaram da metade e estão 56% concluídas. Para assegurar a qualidade do trabalho e o cumprimento do cronograma, o governador Rui Costa está visitando o canteiro de obras nesta terça-feira (12), ocasião em que inaugura a praça Vila Nova de Pituaçu.

“Aqui passará um BRT ligando a orla atlântica, passando pela Avenida Pinto de Aguiar, saindo no bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário. É a maior obra de mobilidade urbana que está sendo executada no país, e vai trazer uma transformação completa pra nossa capital. É importante atrair mais investimentos pro nosso Estado tendo como cartão de visita uma obra como esta”, afirmou o governador.

Segundo o diretor de obras da Conder, Sérgio Silva, o trecho visitado, que tem três quilômetros e a entrega prevista em cerca de 40 dias, e está com 95% das obras concluídas, corresponde à etapa 6 do projeto e custou R$ 147 milhões.

O projeto completo, orçado em mais de R$ 647 milhões, consiste em um sistema viário que compreende a interligação da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, duplicação da Avenida Gal Costa, implantação da ligação Pirajá - Lobato, constituindo um nova via transversal à Avenida Paralela, interligando a orla de Patamares / Pituaçu à orla do Subúrbio / Lobato, numa extensão de aproximadamente 12 quilômetros.

Ao todo serão construídos nove elevados e quatro túneis duplos. Destacam-se o túnel sob a Avenida Paralela e os que fazem a interface com Avenida Suburbana.

O sistema viário é caracterizado por pista dupla com três faixas de tráfego, em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo em condições de operar pelo sistema Bus Rapid Transit (BRT). As pistas com pavimentação asfáltica, são limitadas por um canteiro central com largura variável, passeios laterais e ciclovia.

Para assegurar as condições de funcionamento da macrodrenagem será implantado um canal em alguns trechos coberto e em outros descoberto. Para assegurar o perfeito funcionamento deste importante corredor de tráfego, estão sendo executados serviços de urbanização, paisagismo, sinalização viária, horizontal e vertical, implantação de semáforos e iluminação pública.

“Ao longo da avenida, nos espaços remanescentes das obras, nós vamos criando a possibilidade de espaços de lazer e esporte como uma quadra, um campo, uma praça, um parquinho, que é uma forma de integrar as comunidades à essa grande obra”, completa o governador.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.