• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias

06/11/2018 11:11

Governo apresenta Via Barradão à imprensa e destaca área como vetor de desenvolvimento


Antes da grande inauguração, marcada para este sábado (17), o governador Rui Costa apresentou a nova Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, a Via Barradão, para a imprensa baiana, em visita guiada na manhã desta sexta-feira (16). Mais de 50 jornalistas acompanharam Rui pelos quase quatro quilômetros de extensão da pista, que liga a Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, ao Estádio Manoel Barradas, em Canabrava.

"São mais de 100 mil pessoas beneficiadas. É importante lembrar que, além dos moradores da região da nova via, também serão alcançados diretamente aqueles que residem na avenida mais antiga [Rua Artêmio de Castro Valente], que terão mais tranquilidade em dia de jogo", avalia Rui Costa.

A via irá facilitar o acesso dos torcedores e integrantes do Esporte Clube Vitória, time que tem como casa o estádio apelidado de Barradão, nos dias de jogos e treinos, desafogando o trânsito intenso na região. Mas a via vai beneficiar, principalmente, quem precisa passar todos os dias por Canabrava e os bairros de Pau da Lima, Castelo Branco e Nova Brasília.

A avenida, que recebeu investimento de R$ 40 milhões, foi totalmente urbanizada e possui pista dupla, acessibilidade, rampas, escadas, passeios dos dois lados, ciclofaixa, pontos de ônibus recuados e equipamentos de esporte e lazer. Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), a obra era uma demanda antiga de moradores da área e de membros da equipe rubro-negra.

O nome é uma homenagem ao ex-jogador e ídolo do time, Mário Sérgio, uma das vítimas do acidente de avião sofrido pelo time da Chapecoense, no qual 71 pessoas morreram no final de novembro de 2016. Vale lembrar que, na Avenida Paralela, a via desemboca a 300 metros da estação Flamboyant da Linha 2 do metrô. A partir deste domingo (18), a via contará com linhas regulares de ônibus. Em dias de jogos, o número de coletivos na região será ampliado.

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, esta é mais uma grande obra do Governo do Estado que vem para melhorar a mobilidade urbana na capital. “As pessoas que se deslocam da Paralela para as vias do miolo, em bairros do entorno, encontram vias com pouca estrutura. A partir da Avenida Mário Sérgio, essas pessoas terão um melhor deslocamento, além de conseguirem acessar o metrô com mais comodidade, já que o acesso da nova via fica a 300 metros da estação Flamboyant”, pontuou Sérgio.

Morador da região, o gesseiro Elielson Santos está satisfeito: "Isso aqui antes era um matagal danado. Hoje, chegou essa pista para melhorar a vida da gente", comemora.

Ocupação ordenada

O local pelo qual passa a Avenida Mário Sérgio, antes, era uma baixada com muitas ocupações irregulares, sem acessibilidade e infraestrutura. "Hoje, isso aqui virou um vetor de desenvolvimento, com muitas áreas livres. Espero que os proprietários cerquem e façam investimentos de prédios para moradias, supermercados, lojas, para gerar emprego para a população", destaca Rui Costa.

O governador também fez um alerta. "Os terrenos que não forem cercados, serão delimitados pelo Estado, que irá buscar regularidade, a fim de que seja possível fazer habitações do Minha Casa, Minha Vida".

No que diz respeito ao rio Mocambo, foi recuperada toda a margem, com a instalação, inclusive, de placas educativas e pontes para passagem de moradores. "O Inema e o Estado não permitirão ocupação na margem do curso d'água, a fim de preservar a sustentabilidade ambiental", ressaltou Rui.

Acompanharam o governador na visita guiada os secretários estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster; de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira; e de Agricultura, Vitor Bonfim.

Inauguração

A via Barradão será aberta no sábado (17), um dia antes do primeiro clássico do ano entre Bahia e Vitória, o disputado BA x VI. No mesmo dia, das 8h às 14h, a Feira da Cidadania oferta inúmeros serviços, ao longo da pista.

A população vai ter acesso a exames preventivos de câncer, atendimento odontológico e testes de visão, além de unidades móveis com consultórios ginecológicos e um mamógrafo, onde serão atendidas mulheres de 25 a 64 anos para a realização de exame preventivo. O SAC Móvel também estará presente, realizando a emissão de documentos como carteira de identidade (RG) e CPF. A feira vai contar ainda com várias atividades de recreação voltadas para o público infantil e manifestações artísticas. O encerramento será com uma apresentação do cantor Magary Lord.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.