06/11/2018 11:11

Estação Aeroporto do Metrô tem capacidade para 17 mil pessoas por hora

Com a inauguração da mais nova estação de metrô nesta quinta-feira (26), Salvador passará a ser a terceira capital brasileira(Recife e São Paulo são as outras) a ter um metrô ligando o centro da cidade ao aeroporto.

A Estação Aeroporto do Metrô possui 9.189,78 metros quadrados de área construída, capacidade para um fluxo de mais de 17 mil pessoas por hora e conta com sanitários (feminino, masculino e para pessoas com deficiência), dois bicicletários com um total de 108 vagas, quatro escadas rolantes, dois elevadores, além de piso tátil e sinalização em braile nos corrimãos, atendendo às normas técnicas de segurança e acessibilidade. 139 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação estarão à disposição do equipamento (estação, passarela, acessos ao shuttle e ônibus), fazendo o monitoramento do espaço, que também conta com rondas dos Agentes de Atendimentos e Segurança e iluminação em LED.

A estação vai funcionar no mesmo horário de todo o sistema, das 05h à 00h, inclusive nos feriados e finais de semana. A tarifa é de R$ 3,70.

Terminal de ônibus e passarela

A Estação Aeroporto está integrada ao Terminal de Integração de Ônibus, que está sendo construído na região - e tem previsão de entrega para julho deste ano - e ao Terminal de Shuttle – ônibus exclusivo para traslado para o Aeroporto de Salvador.

A conexão ao Terminal de Integração de Ônibus será feita por meio de passarela que possui 411 toneladas, 395 metros de extensão, 4,65 metros de largura nos tramos principais e 3 metros nos tramos de acesso, e tem capacidade para um fluxo de 9 mil pedestres por hora, já em funcionamento no mesmo dia da inauguração da Estação Aeroporto. O equipamento conta ainda com duas rampas de acesso, duas escadas rolantes inteligentes, um elevador com acesso direto ao Terminal de Ônibus (a entrar em funcionamento quando o terminal for inaugurado) e câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e à Sala de Supervisão Operacional da Estação.