06/11/2018 11:11

Terminal Pituaçu: Governo reafirma compromisso em garantir integração

O Governo do Estado, desde a inauguração do Terminal de Pituaçu, no dia 23 de março, espera que a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS) cumpra com o acordo, firmado anteriormente entre as partes, que garante o acesso de 33 linhas urbanas ao equipamento. Em 03 de abril, esse compromisso foi reafirmado, ao vivo, no telejornal Bahia Meio Dia, da Rede Bahia, pelo secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, que garantiu que no dia 14 do mesmo mês, pelo menos 16 linhas já estariam funcionando dentro do Terminal. O que ainda não aconteceu.

Hoje, em nova entrevista ao Bahia Meio Dia, a Superintendente de Mobilidade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, Grace Gomes, chamou atenção para o fato de que o Terminal de Pituaçu foi projetado para promover uma integração mista e que o Governo entende que a mobilidade deve funcionar em um sistema de rede, através de serviços complementares e não sobrepostos.

É também do entendimento do Governo que existem atualmente linhas urbanas que se sobrepõem ao metrô. Portanto, enquanto a PMS não cumprir a sua parte no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado junto ao Ministério Público Estadual (MP-BA), de reestruturar suas linhas troncais que sobrepõem o metrô, não haverá reestruturação das linhas metropolitanas. Diante disso, o MP-BA ainda não tomou as devidas providências.

O estudo sobre a reestruturação das linhas metropolitanas e troncais de Salvador, que está sendo realizado pelo Governo como está previsto no TAC, já terá a primeira apresentação no próximo dia 03 de maio. E, em junho, estará totalmente concluído.

O Governo do Estado permanece aberto ao diálogo para que a questão seja resolvida com a maior brevidade possível em benefício da população de Salvador e RMS.

Terminal de integração de Pituaçu - O equipamento foi concebido como um dos principais pontos de integração do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas com os ônibus urbanos e metropolitanos. Com capacidade para receber 280 mil passageiros por dia e 175 ônibus por hora, o terminal tem infraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total.