04/01/2019 16:01

Obra de contenção no Alto do Peru beneficia mais de dois mil moradores

A primeira inauguração do segundo mandato do governador Rui Costa aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), no Alto do Peru, em Salvador. Trata-se de uma obra de contenção de encosta na Travessa Dom Luis de Vasconcelos, que beneficia, diretamente, mais de dois mil moradores da região.

"Esse tipo de obra tem um valor inestimável. A alegria e o entusiasmo das pessoas são nítidos no momento da entrega. São milhares de pessoas e centenas de casas que passam a ficar protegidas, sem risco de desmoronamento e soterramento em dias de chuva. Temos 109 encostas sob intervenção no estado, esta é a quadragésima segunda. Neste primeiro semestre do ano, teremos várias outras entregas como esta de hoje”, destacou o governador.

Com investimento de R$ 3,8 milhões, as intervenções integram o Lote 2 do Programa de Contenção de Encostas, do Governo do Estado, que contempla quatro grupos de superfícies inclinadas em áreas de risco alto e muito alto. As obras são executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

Tranquilidade

A aposentada Nivalda Oliveira dos Santos, de 62 anos, sendo 40 vividos como moradora da Travessa Dom Luis de Vasconcelos, conta que "antigamente, quando chovia, não dormia. Tinha que ficar na sala, sozinha, até a chuva passar. Agora, graças a Deus, isso aqui virou um paraíso".

Na obra, foram empregadas as técnicas de solo grampeado, em quase três mil metros quadrados, e de cortina atirantada em outros mil metros quadrados. A contenção revestiu 353 metros de extensão do terreno inclinado. Além disso, foi executado o serviço de drenagem, com a colocação de canaletas em 580 metros de extensão, na base e na crista da encosta.

De acordo com o titular da Sedur, Demir Barbosa, a obra dota a população de uma estrutura mais segura, mas vai além. "Aqui foram feitos novos passeios, escadarias e, para a criançada e quem curte exercícios, parque e academia ao ar livre", listou.