• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

04/04/2019 15:04

Governo da Bahia inicia construção de propostas para o Plano Desenvolvimento do Nordeste

Para construir as propostas da Bahia no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o Governo do Estado reuniu secretários e dirigentes de Estado, na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo, em Salvador. O Plano é um instrumento de ação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que visa fomentar o desenvolvimento sustentável e mercado competitivo para a base produtiva da região.

 

O encontro foi realizado como desdobramento da reunião que ocorreu ontem (03) entre o governador Rui Costa e superintendente da Sudene, Mário Gordilho. O vice-governador João Leão presente no encontro reforçou a importância da Bahia para impulsionar o desenvolvimento da região nordeste “o Estado da Bahia tem um potencial de desenvolvimento muito grande. Temos riquezas naturais e temos terra em abundância para agricultura. Tudo isso dividido em 27 territórios de identidade numa cultura econômica muito variada. A Bahia pode ser a locomotiva do desenvolvimento da região Nordeste e vamos trabalhar fortemente ao lado do nosso governador para tornar isso uma realidade” disse Leão.

 

A construção das propostas da Bahia será coordenada pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que destaca que “todas as ações estratégicas do Estado, nos eixos do desenvolvimento social e econômico, da ciência, tecnologia, educação, do meio ambiente e do campo institucional e financeiro serão compiladas e apresentadas para montar o Plano, que também contará com as propostas já manifestadas pelo Consórcio do Nordeste, presidido pelo Governador Rui Costa”.

 

Presente na reunião, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, salientou que a construção do PRDNE será baseada nas ações e projetos prioritários do Governo da Bahia, já definidos no Plano Plurianual (PPA) 2019-2022, PPI 2035 e no Programa de Governo Participativo. "Esse será um instrumento importante para o fortalecimento do Nordeste, tendo em vista que é um trabalho coletivo, pensado conjuntamente, que também está sendo feito em outros estados, com foco no desenvolvimento inclusivo e sustentável da região como um todo", disse. Martins garantiu que "A SJDHDS busca garantir cidadania e justiça social em todos os cantos da Bahia e, sem dúvida, o Plano de Desenvolvimento do Nordeste irá contribuir para avançarmos nesse trabalho", afirmou o secretário.

 

A proposta da Bahia será encaminhada à Sudene no próximo dia 20 de abril. A Superintendência irá consolidar as propostas de todos os estados nordestinos e finalizar o PRDNE.     

 

Na reunião, também estiveram presentes os secretários estaduais de Planejamento, Walter Pinheiro, de Tecnologia e Informação, Rodrigo Hita, de Cultura, Arani Santana, de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira e de Promoção à Igualdade, Fábya Reis, e representantes de todas secretarias do Estado.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.