17/08/2020 16:08

Com obras avançadas, Policlínica de Saúde em Narandiba recebe visita do governador

Com cerca de 70% já concluída, a Policlínica de Saúde que está sendo construída no bairro de Narandiba, em Salvador, foi vistoriada na manhã desta segunda-feira (17), pelo governador Rui Costa. Com previsão de conclusão para outubro deste ano, a intervenção conta com um investimento de aproximadamente R$18 milhões, entre obras e equipamentos.

Dezesseis Policlínicas Regionais de Saúde já foram entregues em diferentes zonas do território estadual, beneficiando milhões de baianos, como destacou Rui. "Já temos 16 equipamentos como este em funcionamento,  cada eu em um território da Bahia. Com esta de Narandiba, são oito novas policlínicas em construção, além de uma que será licitada em breve e será construída em Santa Maria da Vitória. Portanto, até ano que vem, serão 25 policlínicas regionais, unidades que têm a função de completar o que faltava na atenção básica de saúde".

Ainda segundo o governador Rui Costa, após uma pausa devido à pandemia do novo coronavírus, as policlínicas já estão retomando as atividades. "Houve um período de suspensão dos serviços nessas unidades, em função da pandemia, mas os atendimentos estão retornando gradativamente e o funcionamento será normalizado nos próximos dias", explicou.

Serviços

Também presente na vistoria, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, lembrou que a população vai ter acesso a uma ampla gama de serviços. "Teremos aqui 16 especialidades médicas e todos os exames necessários para a realização de diagnósticos adequados, incluindo toda a parte de bioimagem", listou o titular da pasta.

Instalado em uma área de quase 2.900 metros quadrados e em um único pavimento, o prédio é composto pelas unidades funcionais de atendimento ambulatorial, de apoio ao diagnóstico e terapia/ fisioterapia; técnico; administrativo e logístico.

No plano assistencial irá atender consultas especializadas em Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia e Ortopedia. Ainda há especialidades não-médicas como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista. Entre os exames que serão oferecidos estão ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, raio-x, ressonância e tomografia.

Conforme acordo firmado entre o Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador, após a conclusão das obras, o equipamento de saúde será cedido pela gestão estadual à Secretaria da Saúde do Município de Salvador.