08/09/2020 17:09

Com investimento de R$ 4,4 milhões, Estado entrega UBS e Academia da Saúde em Pirajá

Menos de uma semana após entregar uma Emergência Pediátrica, em Pirajá, o governador Rui Costa inaugurou, na manhã desta quarta-feira (9), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Academia da Saúde. O investimento do Estado nas duas estruturas, em obras e equipamentos, é de aproximadamente R$ 4,4 milhões.

Rui lembrou que os equipamentos  construídos pelo Estado serão cedidos para a administração da Prefeitura Municipal de Salvador. "Na semana passada, viemos a Pirajá inaugurar uma emergência pediátrica, e hoje estamos fazendo a entrega da UBS e de uma academia de saúde, equipamento que visa estimular a população a fazer exercícios físicos. Esta já é a sexta Unidade Básica que o Governo do Estado entrega somente em Salvador, onde também já inauguramos unidades do CAPS e outras academias de saúde. Além disso, em breve, estarão prontas duas policlínicas, uma localizada em Narandiba, e outra em Escada, no Subúrbio. As duas estão com obras avançadas", revelou o governador.

Presente no evento, o prefeito ACM Neto falou sobre a expectativa de atendimentos na UBS entregue nesta quarta. "A estimativa é que, por dia, quase 500 pessoas sejam assistidas nesta unidade de saúde em Pirajá. Quero destacar, mais uma vez, a importância desta parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. Já são seis unidades básicas entregues pelo governo somente este ano", enfatizou.

Reforço para a saúde da capital

Do tipo III, a UBS de Pirajá vai ofertar consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, bem como encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicação básica.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) coordenou a obra dos dois equipamentos e o titular da pasta, Fábio Vilas-Boas, lembra que " na UBS, serão três equipes de saúde da família, três de saúde bucal, reforçando a cobertura em atenção primária desta região e possibilitando que o Estado se aproxime do compromisso de ampliar essa cobertura para pelo menos 70%, na capital".

O líder comunitário Luiz Portela ressaltou que a Unidade Básica de Saúde era uma necessidade da população. "É uma obra que era ansiada por toda a comunidade e todos estão muito felizes", garantiu.

A Academia da Saúde conta com diversos equipamentos para exercícios ao ar livre, entre eles abdominal, barra e apoio. A Academia da Saúde e a UBS ficam lado a lado, na Rua Elísio Mesquita, sem número. No local, o governador plantou uma muda de Pau Brasil, durante a agenda desta quarta-feira.