Mais 68 famílias dos assentamentos no bairro Costa Azul, em Salvador, estão recebendo as chaves de suas novas moradias. A entrega simbólica da primeira chave desta etapa foi realizada pelo governador Rui Costa e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, nesta segunda-feira (12), para Tainá Oliveira, 19 anos, que vai morar com a família no novo imóvel. A continuação das entregas está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de forma escalonada, em datas e horários agendados, para evitar aglomeração, considerando as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Segundo o governador Rui Costa, as 68 unidades fazem parte de um total de 718 moradias construídas no Costa Azul. “São R$ 46 milhões aplicados aqui para requalificar as habitações existentes, construir novas habitações e reurbanizar também a área. Então, significa investimento na qualidade de vida das pessoas e na garantia de uma moradia digna para as famílias. Com certeza, este é um bairro que tem toda a infraestrutura, mas as famílias aqui viviam em moradias precárias. Agora, elas recebem uma moradia decente, digna, e com certeza facilita a sua vida, a sua sobrevivência e a educação de seus filhos”.

Rui destacou que o Governo do Estado vem investindo em diversos segmentos do desenvolvimento urbano. “Esta semana nós vamos fazer a entrega de outro investimento também importante, que é a realização de encostas para esse período que chove bastante. Nós estamos concluindo mais uma etapa, mais obras de encostas, o que também significa melhoria da infraestrutura urbana e garantia de que o investimento que as pessoas fizeram em sua própria residência não vai se perder na chuva ou mesmo, eventualmente, até a vida humana que se perde quando o morro desaba. Então esta é uma semana de entregas de melhorias habitacionais urbanas aqui em Salvador”.

Pelegrino falou sobre as obras realizadas no local. “Nós iniciamos um processo de regularização fundiária, depois fizemos a captação dos recursos do PAC pelo Programa Viver Melhor. Já entregamos várias unidades, isso aqui já é um bairro, porque não são só 68 unidades que nós estamos entregando hoje, mas são 68 unidades com urbanização, com pequenas praças, iluminação, esgoto, com água encanada, com energia. É uma dignidade que o Governo do Estado mais uma vez propicia à população da capital. É o maior programa habitacional da história de Salvador”.

A estudante Tainá Oliveira disse que a família está feliz e comparou a nova moradia com a casa antiga. “Eu gostei do apartamento, é bonito, minha mãe está muito feliz também. A casa antiga era pequenininha, pequena mesmo, muita gente, um dormindo por cima do outro no chão, tinha rato, porque tem os esgotos lá do beco, e agora vai ser melhor”.

As novas unidades habitacionais integram a segunda etapa complementar do projeto de urbanização integrada nas localidades de Paraíso Azul e Recanto Feliz, que contam também com melhorias em infraestrutura, como redes de água e esgoto, drenagem, paisagismo, entre outros serviços. “As famílias beneficiadas viviam em condições precárias. Tivemos que demolir algumas estruturas, construir novas habitações e realizar melhorias em outros imóveis para garantir uma vida mais digna a essas pessoas”, revelou Maurício Mathias, diretor de Habitação e Urbanização Integrada, da Conder.

Um total de 575 famílias já foram beneficiadas com novas unidades habitacionais, além de melhorias na infraestrutura urbana no bairro Costa Azul. Nesta nova etapa do projeto, estão sendo investidos mais de R$ 20 milhões para a construção de 213 moradias, sendo 70 imóveis já entregues em agosto de 2020; 54 em novembro do mesmo ano; e as novas 68 unidades, cujo processo de entrega tem início nesta segunda-feira. Um investimento de R$ 8,5 milhões.

As obras agora se concentram na conclusão de mais 21 novas habitações no Paraíso Azul I, totalizando em toda a área 788 famílias assistidas pelo projeto. Cada imóvel conta com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

Processo de entrega

De acordo com Graziane Amorim, coordenadora da equipe do Social da Dihab/Conder, além do uso obrigatório de máscara, apenas será permitido o comparecimento do beneficiário cadastrado, assim como só será possível um acompanhante para os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção e compreensão. Estas são medidas de segurança e protocolo de prevenção para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Formado por dois sobrados e dois blocos de apartamentos, o empreendimento Paraíso Azul II B começa a receber os novos moradores na tarde desta segunda-feira, com a seguinte ordem: das 14h às 16h, as famílias do Sobrado D; na terça-feira será a vez dos moradores do Bloco B, sendo das 9h às 11h, para os apartamentos 001 ao 202, e à tarde do 203 ao 404. Na quarta-feira, será a vez dos moradores do Bloco A, finalizando, na quinta-feira (15), com as famílias do Sobrado C.