• Inscrições Bahia MEI
  • Projeto Primeiro Emprego

Notícias Destaque

17/11/2022 12:11

Seminário apresenta inovações e projetos desenvolvidos por beneficiários do Projeto Primeiro Emprego

Inovações e projetos de melhorias do Projeto Primeiro Emprego (PPE) serão discutidos no III Seminário de Projetos de Melhorias do Projeto Primeiro Emprego: Impactos em Toda Bahia, no próximo dia 23, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), às 8h30. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal oficial no YouTube do Governo do Estado.

A iniciativa, que é promovida pela Casa Civil e pela Secretaria da Administração (SAEB), em parceria com as Fundações Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e da Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), visa apresentar as proposições e intervenções dos trabalhadores do PPE e evidenciar as práticas inovadoras que têm melhorado os processos de trabalho. O foco é demonstrar quanto os beneficiários do Projeto estão contribuindo para maior qualidade da prestação do serviço público do Estado.

O seminário faz parte das ações previstas em uma das metas do PPE, que indica a elaboração de projetos para auxiliar a qualidade da atuação dos órgãos em que os beneficiários estão trabalhando, dentro de suas respectivas áreas de formação. Os projetos a serem compartilhados com o público foram desenvolvidos em diversas áreas temáticas, como de desenvolvimento humano, sustentabilidade, tecnologia e educação.

Essa edição contará com uso de ferramentas, plataformas colaborativas e recursos audiovisuais para criar um espaço de intercambio das experiências produzidas. Representantes da Casa Civil e das secretarias da Administração (SAEB), do Trabalho (SETRE), da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB) participarão do encontro. Também estarão presentes integrantes da FLEM e da FESF-SUS.

Desde que o Projeto foi lançado, em 2016, já foram elaborados mais de 1.900 projetos de melhorias presentes nos 27 territórios de identidade e em todos os 53 órgãos do Governo. Entre o ano de 2021 e junho de 2022, foram constituídos 632 projetos de melhorias, dos quais 50 serão apresentados no Seminário.

 

Projeto Primeiro Emprego

Projeto já oportunizou trabalho para mais de 17 mil pessoas em órgãos e secretarias do Estado, na iniciativa privada e no terceiro setor. O PPE é voltado para estudantes e egressos da educação profissional da rede estadual, envolvendo estágio nível técnico, aprendizagem e emprego formal. A convocação é feita a partir de ranking de nota dos alunos. O contrato tem duração de até 24 meses, que garante salário-mínimo, auxílio transporte e alimentação, além de assistência médica opcional.

O PPE é estruturado pelo Comitê Gestor composto pelas secretarias da Casa Civil, SESAB, SEC, SAEB, SETRE, de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Desenvolvimento Rural (SDR). Tem como executoras contratadas as Fundações Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), é financiado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep). A partir de 2021, passou também a contar com recursos oriundos da Educação e da Saúde.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.