20/03/2023 12:03

Ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Semiárido) é inaugurada em São Domingos

Ampliado e modernizado, com investimentos de mais de R$ 6,7 milhões do Governo do Estado, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Semiárido, no município de São Domingos, foi entregue à comunidade estudantil pelo governador Jerônimo Rodrigues, na tarde deste sábado (18).

O CEEP do Semiárido tem capacidade para 665 estudantes, com a oferta de cursos técnicos profissionalizantes em meio ambiente, manutenção e suporte de informática, administração, recursos humanos, análises clínicas, logística, zootécnica, agropecuária e técnico de enfermagem. A unidade de ensino foi contemplada com a construção de oito novas salas de aula, campo de futebol society, com pista de atletismo e a reforma do ginásio coberto existente.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, os estudantes do CEEP Semiárido estão distribuídos nos cursos de Ensino Médio de tempo regular e em nove cursos de Educação Profissional, voltados para o mercado de trabalho. "O objetivo é capacitar o jovem, não somente para que tenha uma profissão técnica já definida e as suas competências de conhecimento, mas também para que ele projete para o seu futuro o acesso à educação superior, dentro de uma área já vocacionada. É uma garantia de mais oportunidades para os jovens baianos", ressaltou.

Aluna do 1° ano do curso técnico em Administração, Nyslen Santana aprovou as intervenções no CEEP do Semiárido. "Eu achei a ampliação perfeita. Os ensinamentos daqui, a educação dos professores, dos funcionários são perfeitos. Não tenho o que reclamar até agora. De tudo, o que mais gostei foi da área do refeitório".

Infraestrutura

O município de São Domingos também recebeu obras de infraestrutura, neste sábado. O trecho da BA-416, entre Valente, São Domingos e o entroncamento da BR-324 passou por requalificação asfáltica. A intervenção contou com investimento de R$15,8 milhões para recuperação de um trecho de 31 quilômetros. A obra representa uma importante conquista para a população são-dominguense, como destacou o governador Jerônimo Rodrigues. "É uma alegria entregar essas estradas recuperadas à população. Além de tranquilidade e mais segurança, a requalificação de rodovias oferece mais agilidade para quem transita na região".

Mais obras

O governador inaugurou a requalificação do campo de futebol Alfredão, situado no distrito de Santo Antônio, com investimento de R$ 1,5 milhão. As obras, fruto de parceria entre a Sudesb, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Prefeitura, incluem implantação de grama sintética, construção de arquibancada e outras melhorias. Também resultado de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura, a Escola Municipal Professora Valdete Ramos de Oliveira recebeu um campo de futebol, com recursos da ordem de R$ 2,1 milhões.

Ainda na área da Educação, o governador autorizou a Secretaria da Educação a viabilizar a construção de quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Lucindo Francisco Dias. O objetivo do Governo é incentivar a prática esportiva e o desenvolvimento físico dos estudantes. A obra vai contar com investimento de R$ 1,7 milhão.

Repórter: Laís Nascimento
Foto: Mateus Pereira/GOVBA