• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

23/05/2023 17:05

Governo lança Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), apresenta nesta quinta-feira (25), às 9h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador, a Agenda Bahia de Promoção da Igualdade Racial. Trata-se de um conjunto de projetos, programas e ações voltado para geração de oportunidades, combate à discriminação e garantia de direitos de grupos étnico-raciais vulnerabilizados. O investimento total é de R$ 64 milhões.

A cerimônia contará com as presenças das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da titular da Sepromi, Ângela Guimarães. Na programação, apresentações culturais de Lazzo Matumbi e da Orquestra NEOJIBA.

Entre as medidas que serão anunciadas estão implantação de rede de lojas colaborativas do afroempreendedorismo, lançamento do Edital de Inclusão Socioprodutiva de Povos e Comunidades Tradicionais, construção de habitações quilombolas, regulamentação do Programa Ouro Negro e da Lei Moa do Katendê, oferta de linha de crédito específica para empreendedores negros, criação do Observatório Estadual de Combate ao Racismo, apresentação do Prêmio Makota Valdina de Boas Práticas da Educação Antirracista e instituição de Comitês Pró-Equidade de Gênero e Raça no Executivo Estatual.

O evento, que tem o apoio da Bahiagás, marca a celebração do Dia Internacional da África na Bahia, data simbólica para refletir sobre o processo de formação identitária, as influências culturais africanas e o enfrentamento ao racismo e às intolerâncias no estado.

Fonte: Ascom/Sepromi


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.