29/05/2023 10:05

Governo autoriza obra de esgotamento sanitário e entrega sistema de abastecimento de água em Tanque Novo

Na região da Chapada Diamantina, o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entregou obras de implantação de sistemas de abastecimento de água no município de Tanque Novo, com investimentos de mais de R$ 12,7 milhões do Governo do Estado, além de obras de pavimentação com recursos de cerca de R$ 5 milhões. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes assinou ordem de serviço autorizando início das obras de readequação e complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município, no qual serão investidos R$ 20 milhões pelo Governo Federal.

Cerca de 13 mil moradores de Tanque Novo serão contemplados com a construção do SES pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ordem de serviço assinada pelo ministro Waldez Góes, tem prazo de conclusão previsto para o primeiro semestre de 2024. "Essas ações trazem melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro, e saneamento básico é uma prioridade nacional. Precisamos sempre fortalecer as parcerias entre os governos Federal, estadual e municipal, para promover o desenvolvimento no país", afirmou o ministro.

A Secretaria de Infraesturura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Embasa, realizou as obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Paramirim e Tanque Novo, com investimentos de pouco mais de R$ 9 milhões. Por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a SIHS realizou construções de outros cinco SIAA, em mais 16 povoados de Tanque Novo.

"Tanto no programa de governo do presidente Lula, quanto no da Bahia, estabeleceu-se uma linha de saúde pública, aliada à recuperação de bacias. Então, há uma preocupação latente do Governo Federal, e também do estadual, em garantir que a preservação do Rio São Francisco vai acontecer", afirmou Jerônimo Rodrigues.

As comunidades das localidades de Murici, Cambaitó, Baraúna do Norte, Quincas, Piabas, Caldeirão, Boiada, Malhada Grande, Baraúna, Vereda do Toco e Barauninha, além dos povoados de Magras I e II, Anil, Pindoba e Lagoinha passam a contar com água potável direto nas torneiras de casa. O investimento de R$ 3,7 milhões realizado pela Sihs, beneficia mais de 400 famílias.

Para melhorias da infraestrutura e mobilidade de Tanque Novo, Jerônimo deu por entregue a obra de recuperação da rodovia BA 156, executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O trecho de 2,55 quilômetros na travessia urbana de Tanque Novo, foi pavimentada com recursos de mais de R$ 2,4 milhões.

No Povoado de Várzea da Madeira, o Governo do Estado realizou obras de pavimentação da Rua 01 e da Rua 02, e das ruas A, B, C e D, no Povoado de Boca do Campo. Resultado também de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e a Prefeitura Municipal é a pavimentação da Rua Nova Esperança, Avenida Prefeito João Neves de Oliveira, Avenida dos Pimentas, Rua Paramirim, Rua Botuporã, Rua Sergipe e da Rua Sebastião Carneiro Malheiro, na sede do município. Juntas as intervenções em urbanização receberam investimento de mais de R$ 1,8 milhão.

Repórter Laís Nascimento
Foto: Feijão Almeida/GOVBA