29/05/2023 11:05

Novo projeto da CAR vai fortalecer a preservação da Mata Atlântica na Bahia

Neste sábado (27), Dia da Mata Atlântica, e Bahia tem uma conquista especial para a população e para o meio ambiente. Com um investimento de US$150 milhões de dólares, vem aí o projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Parceiros da Mata. Uma prova do compromisso do Estado com a conservação desse ecossistema único, que começa a ser executado no segundo semestre deste ano de 2023.

O projeto demonstra a relevância e a importância que o Governo do Estado atribui à conservação da Mata Atlântica, reconhecendo seu valor e potencial. É um marco para a conservação ambiental e para o futuro sustentável dessa região tão rica em biodiversidade.

O Parceiros da Mata é voltado para o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia e visa promover uma transformação produtiva sustentável para 100 mil famílias agricultoras, assentados da reforma agrária e os povos e comunidades tradicionais, de 61 municípios dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá.

Entre as ações a serem executadas estão investimentos em sistemas produtivos resilientes e iniciativas de proteção e recuperação ambiental, abastecimento de água, acesso a fontes de energia renovável e inclusão digital.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, explica que foram elaboradas políticas públicas que pudessem ser executadas não somente com conceito de inclusão socioprodutiva, mas também na conservação dos biomas baianos. "O bioma Mata Atlântica tem um destaque, pois tem a maior biodiversidade do planeta e atividades econômicas ligadas diretamente. A agricultura familiar é o melhor modelo de aplicar um projeto de desenvolvimento socioeconômico, utilizando o conceito básico de não agredir o meio ambiente e de ter em uma base econômica um seguimento da sociedade que representa quase 80% dos estabelecimentos rurais".

O programa Parceiros da Mata é um projeto da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinancimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).

Fonte: Ascom/CAR