29/05/2023 11:05

Governo entrega modernização de centro educacional e unidades do Corpo de Bombeiros e PM, em Amargosa

Durante visita à cidade de Amargosa, neste sábado (27), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou as obras de ampliação com modernização do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Vale do Jiquiriçá. Na ocasião, ele anunciou a implantação da sede do primeiro Pelotão do 1º Subgrupamento dos Bombeiros Militares (SGBM), no Centro da cidade, e entregou um galpão industrial para ampliação da fábrica de calçados Ferracini.

"Nessa visita em Amargosa, entregamos máquinas e motos ao consórcio, entregamos título e a ampliação do Cetep, que sozinho recebeu um investimento de R$ 8 milhões. Sem contar com os sistemas de abastecimento de água e saneamento em algumas comunidades e a unidade dos Bombeiros. Somando tudo, só hoje, são quase R$ 20 milhões", destacou o governador.

Com as intervenções de modernização, a nova unidade do Cetep passa a contar com 12 salas de aula e cinco laboratórios de nutrição, administração, enfermagem, edificações e informática. A obra realizada por meio de parceria entre a Secretaria da Educação e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), contou com investimento de R$ 7,8 milhões. A intervenção incluiu a construção de um novo restaurante estudantil, teatro, campo de futebol society com pista de atletismo, reforma da quadra de esportes e requalificação da piscina existente.

"Para que possamos seguir ampliando a qualidade dos espaços de aprendizagem, fizemos uma ampliação com o bloco de salas climatizadas, com amplo espaço central para outras atividades educativas, e também um bloco de laboratórios pra apoiar os cursos já existentes. Na fase seguinte, as demais estruturas vão ser também modernizadas e ampliadas para que tenhamos uma escola acolhedora os estudantes", explicou a secretária da Educação, Adélia Pinheiro. Para a professora Cíntia Melo, as novas instalações da nova unidade de ensino são um importante diferencial. "Nesses espaços, onde os alunos podem conciliar a teoria com a prática. O processo de aprendizagem vai melhorar bastante com os laboratórios e os equipamentos", destacou a professora de biologia do Cetep Vale do Jiquiriçá.

Segurança

Na área da Segurança Pública, a cidade foi contemplada com o 1° Pelotão do 1° Subgrupamento dos Bombeiros Militares (SGBM), inaugurado pelo governador. A unidade foi implantada por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, com um efetivo de 22 bombeiros militares e duas viaturas. No distrito de Corta Mão, foi dado por entregue um Destacamento Policial Militar para operação em abordagens, blitze e rondas, com o emprego de oito policiais e uma viatura.

"Além de Amargosa, essa unidade também vai atender toda a microrregião. Serão mais seis cidades que terão as vidas preservadas com esse Destacamento dos Bombeiros, que é vinculado a Santo Antônio de Jesus. Mas, tendo uma sede na própria cidade, vai ter um atendimento muito mais rápido", explicou Marcel de Oliveira, subsecretário de Segurança Pública do Estado.

Desenvolvimento

Financiada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado, a ampliação da Ferracini foi oficialmente entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues. A intervenção realizada em uma área de 2.769,00 m² ampliou as instalações da indústria de calçados, com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, e gerou 400 novos postos de trabalho em Amargosa.

Resultado do convênio entre o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Convale) com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), o Governo do Estado entregou 26 motocicletas e 24 máquinas forrageiras para produtores rurais de Amargosa e outros 16 municípios da região. Os lacticínios Cantinho da Roça, em Amargosa, e Queijaria Valle Verde, em Maracás foram contemplados com dois certificados do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que assegura a qualidade dos produtos alimentícios.

Na ocasião, Jerônimo ainda autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Conder e em parceria com a administração do município, a dar início às obras de construção de 50 unidades habitacionais. Com investimento de R$ 3,7 milhões, as unidades serão construídas no bairro Catiara.

A população de Amargosa também foi contemplada com obras de pavimentação nas vias dos Loteamento Parque dos Pássaros e João Pereira, executadas pela Conder, com recursos de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado. Para o abastecimento de água das localidades Chapadinha, Palmeiras do Corta Mão e Tabuleiro do Corta Mão foram aplicados recursos da ordem de R$1,7 milhão. A obra executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento beneficia mais de 1800 habitantes.

Repórter Laís Nascimento
Foto: Feijão Almeida/GOVBA