• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

27/07/2020 19:07

Obras da Linha Azul seguem em andamento e atraem negócios para a região

As obras da Linha Azul, que compreendem a ligação Lobato Pirajá, a duplicação da Avenida Gal Costa e a ligação com a Avenida Pinto de Aguiar, estão em andamento e já valorizam os imóveis no entorno. Além dos canteiros de obras da própria via, já há às margens da Avenida Gal Costa um posto de gasolina pronto, aguardando para ser inaugurado, e outras construções.

Com o investimento de aproximadamente R$ 640 milhões do Governo do Estado, a Linha Azul é um corredor de tráfego com extensão de aproximadamente 12 quilômetros que interliga a orla atlântica, na altura de Patamares, até a Avenida Suburbana, na altura do Lobato, compreendendo a Avenida Pinto de Aguiar, já executada em etapa anterior, a Avenida Gal Costa, em fase de duplicação, e a ligação Lobato Pirajá, também concluída. 

O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Francisco Fonseca, explica que a obra foi dividida em seis etapas. “Estamos agora em execução simultânea das etapas dois, três, quatro e cinco. A etapa cinco, que é a de maior extensão, tem aproximadamente 3,5 quilômetros e nós estamos na fase de movimentação de terra, com macrodrenagem e terraplanagem. Nós já concluímos a etapa seis, que é a interligação entre a Avenida Pinto de Aguiar e a Avenida Gal Costa, e também já executamos a etapa um, que é a ligação Lobato Pirajá, que interliga o Terminal Pirajá à Avenida Suburbana”.

Francisco Fonseca destaca os benefícios que a obra vai proporcionar. “São três faixas por sentido em uma pista dupla na Avenida Gal Costa, sendo uma exclusiva para transporte coletivo. Temos também oito túneis e nove elevados. O percurso entre a Orla Atlântica e o Subúrbio se dava pela região do Shopping da Bahia, levando até duas horas de deslocamento, em transporte coletivo. Com a obra pronta, esse trecho será feito em aproximadamente 15 minutos. Além do vetor de desenvolvimento que se cria no entorno da Avenida Gal Costa, os moradores do subúrbio terão muito mais facilidade para se deslocar para este lado da cidade”, afirma.

Comerciantes e empresários já começam a implantar negócios, para aproveitar o novo vetor de desenvolvimento econômico em que toda a região está se transformando. O empresário Moisés Bonfim afirma que a duplicação da Avenida Gal Costa, próximo à Brasilgás, onde tem um terreno, já valorizou seu imóvel. “Há nove anos eu tinha este espaço, funcionando como garagem de caminhões. Com a obra, que já melhorou o aspecto e o movimento da região, eu resolvi abrir um comércio que vai gerar 11 empregos diretos. Estamos esperando apenas passar a pandemia e aproveitando este tempo para nos organizarmos melhor. A obra está muito bonita, vai beneficiar os baianos com essa avenida que será praticamente uma via expressa”.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.