26/04/2024 17:04

Agricultura familiar do Sudoeste Baiano recebe equipamentos para otimizar produção

A entrega de motos e tablets para 15 municípios, que serão utilizados como suporte para a assistência técnica e extensão rural (Ater), promete qualificar a produção rural do Sudoeste Baiano. Durante o lançamento da Expoconquista, evento que é um dos marcos do calendário regional, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg), entregou os equipamentos para estruturar o serviço prestado a 1.800 famílias de agricultores familiares.

A ação, realizada no Parque de Exposições de Vitória da Conquista, durante o lançamento da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (Expoconquista), que acontecerá de 5 a 9 de junho, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, visa otimizar o trabalho em campo.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, participou do evento e destacou outros investimentos que estão sendo aplicados no Civalerg para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento rural dos municípios no Sudoeste. “A gente está ofertando assistência técnica e extensão rural, logística e kits produtivos para mandiocultura, apicultura e bovinocultura de leite, tudo isso para que a gente possa dinamizar a economia desses 15 municípios, a partir do rural. Todas essas ações, que impulsionam o desenvolvimento rural, credenciam nossa agricultura familiar a participar da Expoconquista, onde vamos ter espaços para mostrar o resultado dos recursos aplicados na inclusão socioprodutiva”, informou Jeandro

O diretor do Civalerg, Roberto Meira, ressaltou os investimentos realizados em parceria com a CAR. “Foram disponibilizados kits produtivos incluindo tanques resfriadores, colmeias padrão, sistemas de irrigação e calcário. As duas motos para cada município vão auxiliar os técnicos na prestação de assistência técnica aos agricultores. Esses investimentos visam impulsionar a produção agrícola e melhorar a qualidade dos produtos, contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades rurais”.

Agricultura Familiar na Expoconquista

Conforme anunciado pelo diretor-presidente da CAR, em pronunciamento no lançamento da Expoconquista, a agricultura familiar será um dos destaques do evento, que antecede a festa de São João. Cerca de 30 empreendimentos estarão presentes, em especial, os do território de identidade Sudoeste Baiano, Restaurante do Empório da Agricultura Familiar, Praça das Cervejas artesanais, Praça Gastronômica com Beiju, Cuscuz, Galinha caipira e muito mais.

“Esse evento se tornou um marco no calendário da nossa região, promete superar todas expectativas, trazendo consigo, não apenas prosperidade econômica, mas também uma celebração vibrante da nossa cultura, diversidade e do nosso espírito empreendedor”, observou César Nery, diretor executivo da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), responsável pela realização da Expoconquista.

Fonte: Ascom/CAR
Fotos: André Frutuôso-Ascom/CAR