• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

26/05/2023 14:05

Funceb lança edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência da Bahia

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/Secult-BA), lança o edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência da Bahia com o intuito de promover a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, valorizando a história e a cultura do estado. O certame irá premiar 116 propostas artísticas de todos os territórios de identidade da Bahia.

A inscrição está aberta de 22 de maio a 21 de junho de 2023 no site da Funceb, através de preenchimento de formulário online; via postal, preferencialmente por Sedex, sempre com Aviso de Recebimento (A.R.) encaminhadas para Funceb conforme endereço informado no edital; ou ainda entregue presencialmente na instituição. As propostas devem tomar como eixo temático o marco histórico, desdobrando na representação do seu imaginário nos dias atuais.

Serão selecionados projetos artísticos, inéditos ou não, nas categorias: Bandeira Independente (Artes Visuais), Circulações Literárias Decoloniais (Literatura), e Iniciativas Artísticas I e II (Circo, Dança, Música e Teatro). Para este certame, o total de recurso disponível é de R$ 3 milhões.

Na primeira categoria, Bandeira Independente, serão aceitas propostas que apresentem releituras da bandeira nacional a partir da utilização de signos que remetam à Independência na Bahia, suas lutas e história.

Em Circulações Literárias Decoloniais podem se inscrever propostas de circulação e difusão literária baiana sob uma perspectiva de decolonialidade por meio dos formatos de CirculAÇÃO de Artistas da Palavra, Youtubers Literários ou Booktubers, e Influencers para a Literatura Baiana.

Já em Iniciativas Artistas I e II serão aceitas propostas diversas de criação, produção e difusão nas linguagens de circo, dança, música e teatro, nos quais atuem oito ou quatro integrantes, respectivamente, como ações performáticas, instalações, circulação de espetáculos, festivais, batalhas de dança, criação de textos dramáticos, apresentações e outras categorias indicadas no edital.

Mantendo o compromisso de promover a diversidade e inclusão em seus instrumentos, a Fundação Cultural garantirá, neste edital, a política de cotas, sendo 30% (trinta por cento) das vagas destinadas às cotas raciais (preto/a e pardo/a), 2% para cotas indígenas, 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiência e indutores para identidade de gênero (Mulher Cisgênero, Mulher Transgênero, Homem Transgênero e Travesti).

Consulta Pública - De 22 a 29 de maio de 2023 está aberta Consulta Pública para indicações para composição das comissões de seleção do edital. O resultado da consulta estará disponível no site da Funceb até o dia 31 de maio.

Confira mais detalhes do edital e acesse o link de inscrição em www.fundacaocultural.ba.gov.br.  

Fonte: Ascom/Funceb
Foto: Arla Coqueiro
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.