29/05/2023 11:05

Jerônimo autoriza obra de infraestrutura em Santa Teresinha e acompanha tradicional desafio ciclístico

Com patrocínio do Governo do Estado, o evento ciclístico Suba 100 Challenge XCM, realizado pela Federação Baiana de Ciclismo, em Santa Terezinha, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que deu a largada para o início da prova, da qual participam 1500 ciclistas baianos e de outros 12 estados brasileiros, além de participantes de outros países. Na ocasião, o governador também assinou uma ordem de serviço, autorizando as obras para pavimentação dos acessos às localidades de Monte Cruzeiro, na cidade de Elísio Medrado, e Pedra Branca, que fica em Santa Terezinha, com R$ 5 milhões investidos pelo Governo.

Em sua sétima edição, o Suba 100 Challenge XCM teve início na sexta-feira (26) e encerra neste domingo (28). O Governo do Estado apoia a competição, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo (Setur), com investimento de R$ 1,1 milhão. "A cada ano, está mais organizado, tem mais gente e está mais bonito. Nos orgulha muito ter uma festa deste tamanho e não vamos medir esforços para continuar apoiando. Porque, além do incentivo ao Esporte e à Cultura, gera renda. A cidade se prepara para receber esse evento durante todo o ano", destacou Jerônimo.

O circuito da competição, que acontece desde 2015, compreende mais de 160 quilômetros de extensão, em um trajeto por terrenos rochosos da Caatinga e Mata Atlântica, que compreende a Serra da Jiboia. Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, o evento aquece a economia local no segmento de restaurantes, bares, hotéis e pousadas. "Trazer essas modalidades, especialmente a bike, para o interior do estado se constitui em um verdadeiro evento, que não só estimula o esporte como também cria meios para o turismo, articula as comunidades e revitaliza as regiões, do ponto de vista da sua movimentação e da sua projeção para fora das suas regiões limítrofes", afirmou Davidson.

Também presente ao evento, o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, enfatiza o potencial do evento ciclístico para o turismo na região. "As atividades esportivas ajudam a incrementar o fluxo turístico e na divulgação do destino. Em particular, esse evento é de muita tradição. Um dos maiores do país na categoria de bike e vem se somar a outras atividades de ecoturismo, aqui na zona turística do Vale do Jiquiriçá".

Após dar a largada do Suba 100 Challange XCM, o governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço que autoriza a Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a pavimentar o trecho com extensão de cinco quilômetros, beneficiando 18 mil habitantes dos municípios de Santa Terezinha e Elísio Medrado. O superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, explica a importância do investimento. "Pavimentar o acesso a esses povoados agrícolas, criando um anteparo para que as famílias que lá residem possam trabalhar de dia na agricultura e viabilizar o estudo dos filhos na sede municipal, ter um acesso fácil à saúde, educação e segurança, evitando que essas famílias abandonem a agricultura e venham a ocupar a periferia da sede municipal", pontua o superintendente.

Repórter Laís Nascimento
Foto: Feijão Almeida/ GOVBA