29/05/2023 11:05

"Vamos dar atenção às pessoas atingidas pelas chuvas", afirma Jerônimo em visita à região de Subaúma

O distrito de Subaúma, que integra o município Entre Rios, vem sofrendo nos últimos 10 dias com fortes chuvas. O governador Jerônimo Rodrigues visitou a região e sobrevoou as localidades mais afetadas, neste domingo (28). Ele assegurou apoio do Estado, em diferentes áreas, para atender às necessidades da população mais prejudicada.

"Visitamos os pontos de alagamento. Vamos dar a atenção devida às pessoas atingidas pelas chuvas", disse o governador ao sobrevoar o distrito, acompanhado do prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo Júnior, entre outras autoridades.

Na visita às localidades, também estavam o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Heber Santana, e o secretário de Relações Institucionais (Serin), Luiz Caetano. A comitiva percorreu locais que precisam de atenção especial e conversou com moradores. Também visitou a escola Municipal José Galdino Maia, que está servindo de abrigo às vítimas e o CRAS, ponto de apoio das equipes de trabalho e local das doações.

O Governo do Estado já havia enviado cinco viaturas dos bombeiros militares, 100 colchões, 100 cestas básicas, 100 lençóis e 500 garrafas de água mineral. Neste sábado (27), foi autorizada a entrega imediata de mais 600 cestas básicas e 600 colchões.

Cerca de 800 casas foram atingidas, sendo 1.200 pessoas entre desalojados e desabrigados.

Após a cheia do rio Subaúma na última sexta-feira (19), que já ocasionou diversos transtornos, voltou a chover forte na madrugada deste sábado (27), agravando o cenário. O Corpo de Bombeiros precisou fazer o resgate de pessoas que estavam em áreas alagadas ou com riscos relacionados à chuva.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), duas ocorrências foram registradas em decorrência das chuvas de sábado (27), no Litoral Norte. As ações de limpeza da rodovia e retirada da vegetação foram realizadas no acesso a Subaúma e na BA-400, que liga Entre Rios e a Linha Verde. Apenas o acesso a Subaúma passou por interrupção do tráfego, mas já foi liberado.

Foto: George Ferreira/Prefeitura de Entre Rios