• Bahia sem fome
  • Redes Sociais Casa Civil
  • Nova Bahia Secom
  • Revista Terra Mãe

Notícias Destaque

15/04/2024 11:04

Feira Saúde Mais Perto ultrapassa marca de 100 mil atendimentos em 2024

A Feira Saúde Mais Perto ultrapassou a marca de 100 mil atendimentos em 2024. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia já está na sua 16ª edição neste ano, que está sendo realizada em Itabuna, no sul baiano. A ação integra a programação de projetos itinerantes da Sesab e foi criada para levar serviços de saúde para ainda mais próximo do cidadão. O projeto já ganhou o reconhecimento da população como um serviço essencial para complementar a assistência, buscando acelerar atendimentos represados e focando em prevenção e diagnósticos precoces.

Um dos 100 mil atendimentos foi a consulta oftalmológica da estudante Karoline Vicente. Moradora de Porto Seguro, ela aproveitou a edição realizada em sua cidade para cuidar da saúde. “Vim para a consulta com o oftalmo, mas também consegui fazer o exame de sangue e a ultrassom da tireoide que eu precisava. No dia seguinte, voltei para a consulta com o dentista. Amei a estrutura da Feira, tudo muito organizado e rápido”, afirmou.

Outro exemplo é o de Dona Mary, de 82 anos. Ele teve um dos oito mil atendimentos realizados em Itabuna. “Soube da Feira através das redes sociais. Fiz meu exame de vista e soube que precisaria de uma cirurgia de catarata ontem. E hoje já fiz a cirurgia e estou muito satisfeita”.

Nas feiras, a população tem acesso a diversos serviços de saúde, incluindo consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais.

Em algumas edições das feiras, também são oferecidos serviços de cidadania como emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF, ofertados em um posto móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que as edições da Feira Saúde Mais Perto conseguem preencher uma grande lacuna na assistência. “Esse é um projeto que já virou referência. É uma ação que nos dá orgulho, pois conseguimos ver a felicidade das pessoas ao serem atendidas. Alcançar a marca de 100 mil atendimentos já no início de abril mostra o quanto estamos trabalhando para levar assistência aos baianos. Em 2023, foram mais de 330 mil”, aponta Roberta Santana.

As próximas edições da Feira Saúde Mais Perto ocorrerão nos dias 13 e 14 de abril, em Gandu, 16 e 17 de abril, em Ilhéus, e nos dias 17 e 18 de abril em Ibirataia.

Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Leonardo Rattes- Ascom/Sesab
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.